quarta-feira, junho 13, 2007

Sobre pessoas e momentos...


É engraçado como parece que só damos valor as coisas e pessoas quando perdemos, ou quando estamos prestes a perder. É engraçado também como damos valor e sentimos saudades de nossa infancia quando falamos dela com amigos da mesma idade que nós, que também estão vivendo seus 20 e poucos anos, mas que falam da sua infancia como se ela se passasse a muito tempo atras. E que com certeza essas mesmas pessoas quando falarem da sua adolescencia e juventude falaram que elas foram as melhores de todos os tempos, com as melhores histórias e festas, e também será lembrado dos amigos que compartilharam e viveram todas essas histórias. E se por obra do destino essas pessoas não estiverem mais na sua vida, para lembrar e rir contigo, você vai sentir um aperto tão grande, que a saudade vai doer.
É estranho pensar que a pessoa que hoje convive com você todos os dias, atura suas bagunças e também reclamações, um dia não vai estar mais ali. Talvez ela não esteja em outra cidade, estado ou país; talvez ela esteja na mesma cidade que você, talvez no mesmo bairro, mas vocês não teram mais tantos momentos juntos quanto tinham antes. E isso também vai doer.
É tão seguro pensar que se você tiver um problema, todos os seus amigos estarão ali bem do seu lado prontos a te ajudar quando você chamar. E ao mesmo tempo da um medo tão grande saber que um dia, você terá que começar uma vida nova, seja pra começar a estudar, ou trabalhar na sua profissão, ou mesmo pra formar a sua familia, e seus amigos, aqueles das suas histórias inesqueciveis da sua juventude, não estarão ali sempre do seu lado, por que nesse momento eles também precisarão começar a vida deles.
Tem uma música que fala mais ou menos assim, o que aconteceu meu amigo? se alguem me falasse a três anos atras que hoje você não estaria mais aqui, eu levantaria e daria um soco em cada um deles, por que você disse pra sempre e sempre. É impossivel saber quando uma pessoa vai entrar ou sair da sua vida, dizem que as pessoas entram na sua vida por uma estação, por um ano, ou pra vida toda, e isso depende do quanto você precisa dela e do quanto ela precisa de você. É por isso que tem aquele vizinho que você nunca esqueceu, mas que também nunca mais viu. Aquele colega de escola, que te ajudava a estudar pras provas, e fazia todos os trabalhos com você, e que hoje você fala de vez em quando pela internet. Aquele amigo de adolescencia, que você fazia inumeros planos pra morarem juntos quando chegassem aos 18 anos, mas que você chegou aos 20 e poucos anos e ainda continua a morar com seus pais, ele com os dele, e vocês nem conversam mais como antes, ele nem sabe mais sobre todas as suas alegrias e preocupações, mas que você nunca esquecerá dele, e o quanto gosta dele.
As vezes as pessoas deixam marcas profundas em nós sem nem ao menos elas perceberem isso, as vezes uma frase, um telefonema ou abraço pode mudar completamente a maneira de se pensar e agir, e isso pode ser feito sem que uma dar partes se de conta da importancia deste gesto.
É por momentos e pessoas assim, que acredito que todos devemos ter alguns dias de chuva, para aprendermos a dar valor aos lindos dias de sol. Devemos ter um pouco de sofrimento, para aprendermos a dar valor as pequenas alegrias da vida. Devemos ter perdas e despedidas, para aprendermos a dar valor as pessoas que fazem parte de nossas vidas, enquanto elas ainda fazem parte de nossas vidas, e não somente depois que elas partiram para longe ou para sempre.
Afinal, 'A vida não é medida pelo nosso número de respiração, mas por momentos que tiram o nosso fôlego'.


3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente mina você foi muito mano em suas palavras, fatos que acontecem e acontecerão na vida de todas as pessoas. Você soube expressar muito bem.
Beijão garota, te adoro você.
;]

michelito disse...

poutz! Fiquei sem fôlego pra comentar... tamanha a verdade no que vc escreveu! Assino embaixo! Adoro-te sempre!

Jaq Gimenes disse...

Cada dia mais me surpreende com seus textos... e me faz pensar em tudo que escreveu aqui, em nós, se um dia sentiremos isso... se [i]o que vai ficar na fotografia são os laços invisíveis que havia[/i]... se um dia depois de seguirmos nossos caminhos iremos nos reunir numa mesa de bar, ao som de um bom e velho rock'n roll e começaremos a escrever nosso Estranho conto de memórias e devanios, de jovens que um dia pensaram em ter uma companhia literária e muitas coisas mais... Confesso pra você que eu tenho medo do futuro, mas que meu presente seria totalmente sem sentido se não conhecesse pessoas como você e todos esses nossos amigos!
****o: