quarta-feira, julho 12, 2006

Cultura agora se vende por metro. Quer comprar um ???



Sempre achei que cultura fosse uma coisa que você ia adquirindo de acordo com a sua vontade a até mesmo de acordo com o curso da sua vida. Afinal existem vária formas de você adquirir cultura, através de filmes, músicas, revistas, livros, televisão e internet, quando usadas de forma inteligente.
Acho que a forma mais comum e utilizada para se obter cultura é o livro. Tanto é que quem afirma que goste de ler, é taxado de nerd, ou de intelectual, ou sei la qualquer outra coisa do gênero. Existem também vários tipos de cultura, que dependem é claro do interesse de cada um.
Acontece que agora o fato de ser taxado de intelectual é cool. Então pasmem, estão vendendo livros por metro. Pra que?? Ué pelo simples fato de que é chiquérrimo ter uma estante abarrotada de livros envelhecidos, com capas de couro e letras douradas. O mais impressionante é que esses livros não são comprados por seu conteudo, e sim pela sua aparencia antiga.
O consumismo, criado por esse mundo nefasto e capitalista, em que vivemos. Chegou a tal ponto em que para se divertir você deve dançar versos como: To ficando atoladinha/To ficando atoladinha/To ficando atoladinha/Calma, calma foguentinha[4x]. E par ser bonito deve ter um corpo escultural, com o cabelo igual ao da mocinha da nova novela. Dae cada vez mais aumenta a procura por cirurgias plásticas para adolescentes que estão em depressão por quenão são satisfeitas com a vida "injusta" que levam, ah me economize, isso é falta de psicotapa como diria minha mãe! rs!.
E agora, me diga, cade a individualidade de cada um??? Cade a liberdade e coragem pra se dizer, eu gosto disso, ou daquilo??
Cada vez mais somos direta ou indirertamente influenciados a seguir um padrão, mas pra que? Ninguém é igual a ninguém e nem deve ser, senão seriamos um bando de robozinhos que seriam programados ao nascer. E sera que nessa programação inicial de fabrica estaria incluida a configuração, "obtenha cultura por si só, por seus próprios meios e interesses"???
Não é porque um decorador disse que é contemporaneo e cool ter livros em casa que devemos ter, devemos ter se ativermos vontade de ler, eu acho que sempre vou gostar de ler. Qualquer coisa que seja, desde um livro com uma história de ficção, até um rótulo de margarina, ou shampoo!
Cada um é livre pra poder escolher o que vai gostar ou não! Mas acho que precisamos aprender a usar mais essa Liberdade!
Liberdade de escolha, de opinião, afinal se não fosse pra ser assim, deus não inventária o livre arbitrio, quando nos criou. Humpf!

5 comentários:

Jaq Gimenes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jaq Gimenes disse...

Eu gosto de ler rótulos! hehe

Mas falando sério, eu acho que enquanto existir no mundo (poucas, porém importantes) pessaos pensantes como eu e você ainda há alguma salvação pra nossa sociedade. A verdade é que grande parte desse problema é a tal da globalização que apenas busca reduzir o mundo a uma homogeneidade cultural, pra que se tenha o padrão da cultura dominante, tornando-nos empobrecida e controláveis! Isso tudo começa na escola que perderam a sua base que fundamentavam a educação.
Mas, como eu já disse enquanto houver pessoas que se manifestem contra esse tipo de alienação, que busca de alguma maneira um condição de vida mais digna pra humanidade, sempre haverá esperança!

Carol Ramalho disse...

Assista 'A Ilha'. ;) Tem muito a ver!

Anónimo disse...

Aí Thais, gostei!
Até logo! hehe

michelito disse...

Instigante seu ponto de vista, pois vivemos numa sociedade simplesmente paradoxal: prega a todo instante a liberdade total mas ao mesmo tempo ela te deixa preso a inúmeras coisas que ora te alienam, ora te escravizam, te repudiam, excluem, ou uma junção de todas as coisas. No entanto, siga com seus belos ideais [ainda que pessoas taxem de utópicos] mesmo assim, pois no fim das contas, verá que toda a luta valeu a pena. Che dizia que podem acabar com todas as rosas, mas jamais acabarão com a primavera...
bem, é isso!
:]