quinta-feira, junho 22, 2006

De certa forma uma fabrica de sonhos....

Se tem uma coisa que eu sempre gostei na televisão é de ver novelas!
Tudo bem você deve achar isso um tanto cafona, sem itneligência, ou mesmo algo sem futuro ou mesmo sentido! Até mesmo por que é sempre a mesma história, e outros personagens com outros nomes, caras, cabelos e roupas! Mas veja bem, vamos brincar de fazer novela por um momento.
1º. Escolher um mocinho e uma mocinha lindos de morrer! Ela, linda, alta, magra, cabelos lisos, e olhos claros. Ele, moreno, alto, bonito, sensual, porte atletico e olhos claros! Uau!
2º Escolher um vilão para atormentar a vida dos mocinhos pq afinal eles não podem ser felizes tão facilmente néan?
3º Escolher um lugar bem bonito pro primeiro capitulo e um dos 3 ingredientes basicos de primeiro capitulo que são eles: nascimento, casamento, velório ou enterro.
4º ah outra coisa... que não se pode esquecer tem que ter briga, traição, mistério... o que for necesserário pra gerar audiência.
5º Colocar alguém que lance algo novo pra população, alguém engraçado, com um cabelo legal ou mesmo uma roupa tipica do personagem, ou mesmo com uma frase q seja sempre pronunciada.
6º Ah claro não vamos esquecer dos jovens, crianças e idosos, afinal temos q agradar a todos.
7º é preciso alguma coisa que liguem todos os personagens, um lugar, uma atividade, sei la...
8º Assuntos atuais, a violência, a copa do mundo, a vida do outro... em geral a vida do brasileiro.
9º Merchandaise ( sei lá como escreve) pq afinal de contas pra fazer uma novela precisa de dinheiro, por sinal mto dinheiro.
10º O final é claro.... feliz como sempre... com a vitória do bem contra o mal... e a união eterna e feliz dos mocinhos... aqueles lembra do primeiro capitulo??
Viu como é facil?
Na verdade não é bem assim, normalmente as novelas são extremamente criticadas por intelectuais ( deixo claro q isto aqui não é uma defesa em prol das novelas! ) por ser uma atração diga-se de passagem sem cultura alguma!
Mas voce, que esta lendo isto aqui agora (sei la se alguem vai ler isto mesmo) sabia q a origem das novelas eram os teatros gregos??? O que diga-se de passagem é considerado cultura de alto nivel néan?
Outra... a nossa população mais humilde não é totalmente alfabetizada, no entando é a novela que tras um certo conhecimento a essas pessoas, por se tratar de uma atração atual, para todas as idades, que trata principalmente de uam história de amor, mas que ali, quase que subliminarmente, fala do combate as drogas, da doação de orgãos, do preconceito com homosexuais e negros, dos sem terras, e até da cultura de outros paises, coisas que se não fosse as novelas não chegariam jamais aos olhos e ouvidos desses milhares de brasileirinhos não letrados!
Então a novela é algo tão ruim visto deste ponto????
Mas... nem tudo são rosas... e há novelas que vem para cegar o povo... é o caso (sem preconceito por favor, é apenas minha opinião) dessas novelas mexicanas que veem e lavam as mentes dos adolescentes, que acabam mudando seu estilo de ser completamente devido a imagem de alguem que eles julgam interessantes e que fazem um sucesso na telinha! Muitos adolescentes que se julgam desinteressantes e acabam fazendo as mesmas coisas que essas pessoas de novela fazem, pra ver se eles conseguem um pouco de atenção da multidão que esta ao seu redor!
Este é ponto mais que negativo das novelas... a influencia que ela trás...
Uia... primeiro eu alisei e agora dei um tapa???? o.Õ
Na verdade não... apenas coloquei que eu gosto de novelas e que elas tem um ponto negativo e positivo!
O que acontece com tudo nesta vida de Deus!

4 comentários:

michelito disse...

Menina... me surpreendo contigo, sabia? Sabe que eu gosto de novela sim, sabe? E penso que ela é um dos instrumentos de cultura, bem como tati quebra barraco, entre outras coisas. Engraçado que boa parte da parcela dita "intelectual" acha que cultura é algo mais, digamos, erudito. Cultura é cultura... e tm vezes que aprendo mais numa conversa boba do que numa aula com intelectuais... mas bem, a novela me ensina duas coisas, a priori: coisas que eu não devo fazer na minha existência e algumas lições bacanas. Besos, ótimo fds, gostei de sua reflexão!

michelito disse...

ahhh... a cultura ela só se torna alienante na medida em que distorcemos as coisas e nos deixamos levar por ela (daí que a tati e as novelas podem sim fazer mal). Cultura serve pra libertação das pessoas, e não pra deixar o povo igual aqueles cavalos com aquele negócio pra não olhar pros lados, tendeu? Eu leio sim seu blog, menina do rio (iguassu, rs)
Chega, já escrevi demais... besos...

Carol Ramalho disse...

Uau guria, vc fez uma análise sobre as novelas que eu jamais faria.! rs E eu gosto tanto de novelas que eviu]to assistí-las, pq SEMPRE acabo viciando.. rs

Anónimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»